Áreas de Actividade
Página inicial » Áreas de Actividade » Fisioterapia Preventiva
Skip Navigation Links
Skip Navigation Links
 
Fisioterapia Preventiva
Objetivos da Fisioterapia Preventiva
 
a) Redução das doenças profissionais típicas às atividades desempenhadas na empresa, mediante a ministração de cursos e/ou palestras sobre orientações posturais, lesões por esforços repetitivos, prevenção de problemas de coluna, manipulação de cargas, entre outros;
b) Formulação e execução de programas preventivos para todos os funcionários no sentido de melhorar o condicionamento físico, relaxamento e, consequentemente, reduzir o stress;
c) Estudo ergonómico dos postos de trabalho que apresentam grande índice de acidentes de trabalho e tenham funcionários com acometimentos comuns ou diagnósticos semelhantes.
 
 
Metodologia da Fisioterapia Preventiva
 
• Ginástica Laboral
A Ginástica Laboral é realizada no próprio local de trabalho, é de curta duração e consiste em exercícios de alongamento das estruturas musculares envolvidas nas tarefas ocupacionais diárias. Não provoca cansaço físico, é realizada com a própria roupa de trabalho e tem como objetivo a prevenção de doenças ocupacionais.
(L.E.R. - Lesão por Esforço Repetitivo e D.O.R.T. - Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho).
 
• Avaliação Postural
É realizada periodicamente pelo fisioterapeuta a cada funcionário e tem como objetivos: Analisar a postura corporal do funcionário, realizar testes de flexibilidade e força reunindo dados para mensurar a evolução do trabalho, mensurar peso e altura para definir o perfil nutricional e avaliar possíveis ocorrências de lesões associadas ao historial clinico do funcionário e à sua ocupação.
 
• Adequação e Parecer Ergonómico
O posto de trabalho será adaptado para as necessidades individuais dos colaboradores, visando com isso não só o bem-estar durante o tempo de trabalho, como também, a prevenção de posturas inadequadas ao longo do tempo. Através de um estudo detalhado dos postos de trabalho, atividades, modo operatório, conteúdo das tarefas, normas produtivas, equipamentos, demanda cognitiva, organização do trabalho e ambiente, serão detetados os fatores de risco para a ocorrência de lesões para que sejam feitas as sugestões e soluções ergonómicas adequadas à empresa.
 
• Palestras
Ministradas pelo Fisioterapeuta com duração média de 1hora com aplicação de dinâmica e com o objetivo de consciencialização, capacitação e treino preventivo de doenças ocupacionais: A importância da atividade física e bons hábitos para saúde, levantamento e transporte de cargas, cuidados e correção postural, prevenção dos L.E.R./D.O.R.T. associados à sua ocupação, orientação ergonómica, prevenção de acidentes domésticos e de trabalho.
 
• Massagem Laboral e Terapias Alternativas
A massagem laboral ou massagem no ambiente de trabalho está relacionada à utilização de técnicas e rotinas de massagens de diferentes origens, adaptadas à dinâmica organizacional do ambiente de trabalho e à atividade do individuo, independentemente da sua aplicação estar relacionada com perspetivas preventivas, terapêuticas e motivacionais. Cada massagem laboral ou terapia alternativa tem duração em média de 20 min (Massagem Relaxamento, Quick Shiatsu e Acupunctura Auricular).