Áreas de Actividade
Página inicial » Áreas de Actividade » Terapia da Fala em Contexto Laboral
Skip Navigation Links
Skip Navigation Links
 
Terapia da Fala em Contexto Laboral
Um Terapeuta da Fala é o profissional responsável pela avaliação, diagnóstico, tratamento, formação de outros técnicos e estudo científico da comunicação humana e alterações relacionadas (por exemplo, problemas de voz, problemas de articulação, problemas de fala). A nível laboral, a terapia da fala ajuda no aperfeiçoamento e eficácia da comunicação profissional, ou seja, melhorar a relação interpessoal interna e externa, promover a saúde vocal dos profissionais envolvidos, assim como melhorar a qualidade de vida e o rendimento laboral. Aqui, o Terapeuta da Fala atua a nível específico nas áreas de voz, fala, linguagem oral e escrita e motricidade orofacial.

Existem inúmeras situações em que o trabalhador não percebe a evolução da sua doença e como esta está relacionada ao trabalho, acabando por perder a eficiência no rendimento laboral. Esta situação pode ser evitada com a vigilância da saúde dos empregados, tendo em conta os riscos que este corre diariamente no seu local de trabalho, dando resposta a estas situações, isto é, procurando ter profissionais de saúde habilitados para essas competências.
Os fatores ambientais exercem fortes influências no desempenho do indivíduo, quer ao nível de produtividade quer ao de qualidade, pois atuam diretamente sobre seu estado psíquico alterando, de forma significativa, o seu comportamento. Esses fatores são:

• Químicos (poeiras, fumos, vapores, gases, composto e produtos químicos, entre outros);
• Físicos (ruído, vibrações, radiações ionizantes, pressões anormais, temperaturas externas e humidade);
• Biológicos (bactérias, protozoárias, fungos, bacilos e parasitas);
• Ergonómicos (postura corporal inadequada, esforço físico intenso, horário por turnos, monotonia, ritmo excessivo, stress, ansiedade, entre outros);
• Acidentes (situações prováveis de ocorrência de acidentes laborais).

Todo o trabalho do Terapeuta da Fala numa empresa visa o objetivo de melhorar a comunicação profissional, onde todas estas patologias podem ou não estar presentes. Este profissional implementará diferentes estratégias, tais como:

• Reconhecimento ambiental da ergonomia vocal;
• Diagnóstico da comunicação e voz profissional das equipas laborais;
• Avaliação periódica da voz, respiração e linguagem dos colaboradores;
• Palestras e workshops informativos de medidas de prevenção de patologias;
• Intervenção das diversas patologias nos profissionais.
Uma comunicação eficaz é fundamental para a realização de uma boa relação negocial e empresarial nas sociedades, entre seus colaboradores (funcionários), fornecedores e seus clientes, promovendo o relacionamento comunicativo eficaz com os clientes internos e externos.

Desta forma, o aprimoramento do processo comunicativo é recomendado a todos que se interessem pelo desenvolvimento de sua comunicação pessoal e profissional, assim como a monitorização da eficiência e eficácia da comunicação organizacional.